“Prezada amiga
D.GERALDINA ALMEIDA
Devo dizer que estou deveras entusiasmado e emocionado com o lançamento e a leitura de seu livro – A minha dor (in)visível.
Conheci a Geraldina há já algum tempo. Fomos companheiros de trabalho na Cabo Verde Fast Ferry já lá vão doze anos. Tive a oportunidade de apreciar as suas qualidades, o seu humanismo, gentileza ,competência e capacidade de trabalho. Mantivemos depois disso, contactos permanentes. Não tive conhecimento de seu estado de doença e muito menos da gravidade e intensidade da depressão que conheceu e viveu. Foi, pois , com muita emoção que assisti ao lançamento do seu primeiro livro e pelas doutas palavras de seus amigos oradores e irmãos apreciei as informações sobre a personalidade da autora e, com o Prefácio do Reverendo Emanuel David Simas Araújo, o retrato perfeito da Geraldina – “com invulgar nobreza de caracter, tira a túnica, dá-se a conhecer, escrevendo com alma a história que a mesma viveu e vive…”
A leitura do livro me entusiasmou bastante e tive a oportunidade e o privilégio de o ler todo, com destaque, naturalmente para os temas – Prefácio, As dores de nossa alma, A minha história, A depressão em Cabo Verde, A importância de conhecer as coisas, sintomas e tratamento da depressão, Depressão a doença silenciosa que não o pode fazer calar, Compreender o sofrimento da ansiedade e a depressão, Ansiedade um contributo de Luana Almeida da Costa, Alguns conselhos/dicas pertinentes, Vencendo a depressão, O merecido descanso num mundo cada vez mais frenético.
O livro é um documento importante de conhecimentos, informações e aprendizagem.
É evidente que com A GRATIDÃO, Geraldina reforça a sua crença religiosa e diz “Ao meu Criador, minha rocha firme, meu socorro bem presente em todos os momentos da minha vida. Porque no início foi deveras difícil, penso que não seria possível a minha vitória, mas Ele uma vez mais mostrou-me o quanto me encontrava equivocada. Que bênção, Afinal Ele é a Paz da Vida, a Luz do Mundo, Pastor das Ovelhas, O Caminho, a Verdade e a Vida. A Videira Verdadeira. Como sempre digo – eu sou a ovelha numero 100 (parábola da ovelha perdida – Lucas 15-1, 7).”
Aliás todo o livro nos apresenta verdades bíblicas que acompanharam e acompanham sempre a Geraldina.
Ainda no tema GRATIDÃO a autora se reporta à estimada filha LUANA, a 6 pessoas amigas cujos testemunhos tiveram muita influência na sua recuperação, aos irmãos amigos e ao CRIADOR que esteve com a Geraldina nos bastidores o tempo todo.
Finalmente e retomando o autor do Prefácio,
” a dor nos ajuda a entender o que está em desordem…”
Exemplos da Bíblia com os casos de depressão em JO e ELIAS ” Com Cristo,definitivamente, não há espaço para barreiras, ainda que intransponíveis. “
” lembrar a nossa humanidade, trazer a luz, contribuições valiosissimas, para todos os homens e mulheres que, atingidos ou não pelo mal do século, precisam de suporte e orientação “
Foi, pois, para mim, um grande privilégio assistir ao lançamento do livro da autora, um momento de satisfação e aprendizagem, pois, o livro contém estatisticas sobre a doença mental em Cabo Verde e no Exterior, informações e testemunhos de grandes personalidades, abordagens sobre o Criador e ensinamentos biblicos e traz ainda muitas recomendações sobre como enfrentar e vencer a DEPRESSÃO.
As minhas felicitações a autora pelo seu livro e pela sua total disponibilidade em ajudar a sociedade a conhecer, lutar e vencer a DEPRESSÃO.
Com agradecimentos e melhores cumprimentos
Orlando Mascarenhas”

